O que significa o termo "Três Jóias"?

As chamadas "Três Jóias do Buddhismo" * (ou também "Tríplice Tesouro do Buddhismo") se referem ao Buddha (o iluminado), ao Dharma (a Doutrina, Ensinamento) e ao Sangha (a Comunidade).
O Buddha, como mestre e exemplo a ser seguido.

O Dharma, como a Doutrina, o Ensinamento pregado pelo Mestre Iluminado, que foram preservados principalmente através dos "Sutras" os Textos Sagrados do Buddhismo contendo as Palavras do Buddha (uma espécie de Bíblia ou Evangelho do Buddhismo), e devem nortear a vida e a prática de todos os Buddhistas.

O Sangha, em geral pelas escolas sino-japonesas é tido como a comunidade formada pelos mestres e companheiros de senda, que vivem juntos e praticam os mesmos ensinamentos deixados pelo mestre Gautama, o Buddha. Mas é também importante salientar, nas palavras do Professor de Dharma Ricardo Sasaki que "para o Theravada a Sangha não é a comunidade de pessoas nem mesmo a de professores e mestres. Dois tipos de sangha são mencionados: bhikkhusangha, que é aquela dos monges (bhikkhunisangha - a das monjas) e ariyasangha. Aquela sangha em que se toma refúgio (e portanto constitui as 3 jóias) no Theravada é a Ariyasangha, nunca a dos monges nem muito menos o grupo de companheiros. A Ariyasangha são todos aqueles discípulos do Buddha, através das gerações, que atingiram algum dos quatro estágio de iluminação: sotapanna, sakadagami, anagami ou arahant (ver glossário de termos). Esses quatro estão no caminho certo e sem volta, e assim podem ser um refúgio para os outros seres".

* No Buddhismo, as Três Jóias são um dos pontos fundamentais que marcam a Iniciação (tomada de refúgio) e mesmo a Ordenação Monástica, e nenhuma escola ou ramo buddhista pode se considerar autêntica sem os aceitar como tal.

Quais são as Escolas Buddhistas Tradicionais?

Um dos aspectos mais fascinantes do Buddhismo é o de não se apresentar como um bloco monolítico, mas sim por meio de uma variedade de manif...